quarta-feira, 25 de maio de 2011

05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DIO MEIO AMBIENTE
HISTÓRICO SOBRE O DIA DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi criada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.

Reciclagem 
símbolo da reciclagem
Símbolo Internacional da reciclagem
Introdução 
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

Importância e vantagens da reciclagem 
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
 Sacolas feitas com papel reciclável
Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.

 Símbolos da reciclagem por material
Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.

Exemplos de Produtos Recicláveis
* Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
* Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
* Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
* Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.
Curiosidade: Você sabia que muitos produtos levam muitos anos para rem absorvidos pelo meio-ambiente? Veja abaixo uma relação   das substâncias  o tempo que elas levam para serem absorvidas no solo.
* Cascas de bananas: 2 anos
* Latas: 10 anos
* Vidros: 4.000 anos
*Tecidos: de 100 a 400 anos
* Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos
*Couro: 30 anos
* Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
* Cordas de náilon: de 30 a 40 anos
* Chicletes: 5 anos
* Latas de alumínio: de 80 a 100 anos

*Papel comum: de 2 a 4 semanas

Animais em Extinção
Introdução 
Com a redução das florestas e o tráfico de animais  silvestres, muitas espécies de animais estão entrando em extinção. Governos de diversos países e sociedades protetoras de animais têm investido recursos para evitar tal violência contra os animais.
Pesquisas e causas da extinção de espécies animais 
As últimas pesquisas apontam que milhares de espécies animais foram extintas nos últimos cem anos. Muitas destas espécies jamais serão conhecidas por gerações futuras. Sabemos que, muitas delas, poderiam revelar ao homem informações importantes sobre o meio ambiente e até mesmo a cura para determinados tipos de doenças. 
A diversidade biológica é muito grande, porém estima-se que haja em torno de 10 a 15 milhões de espécies da fauna, flora e microorganismos. Deste total, de 5 a 8 milhões seriam insetos, 400 mil seriam plantas, 60 mil de animais vertebrados, 5 mil mamíferos e 10 mil aves.
O relatório Planeta Vivo, elaborado pela WWF (Fundo Mundial para a Natureza), aponta uma queda significativa na quantidade de espécies entre 1970 a 1995. Este estudo monitorou diversas espécies e chegou a triste conclusão de que 35% dos animais de água doce foram extintos neste período. Com relação aos animais marinhos, a perda foi maior, pois atingiu a ordem de 44%.
Um outro relatório importante, fruto de pesquisas, também apontou dados preocupantes. A União para a Conservação da Natureza ( UICN ) mostrou que um quarto das espécies conhecidas pelo homem estão ameaçadas de extinção. Entre estes animais, podemos destacar: o panda gigante da China, o elefante africano, o cervo-da-tailândia, o cavalo selvagem da Europa Central, o bisão da França, a baleia-azul, o leopardo, o lobo-vermelho, o orangotango, entre outros.
Entre as espécies vegetais, podem desaparecer do planeta as orquídeas de Chiapas, no
México, e as bromélias da América e da África
No Brasil a situação não é diferente. O tráfico de animais silvestres, as queimadas e as agressões aos ecossistemas colocaram vários animais brasileiros na triste lista dos animais em extinção. São alguns exemplos: ararinha, arara-azul, Cachorro-vinagre, Cervo-do-Pantanal, jaguatirica, lobo-guará, mono-carvoeiro, mico-leão-dourado, onça-pintada, tamanduá-bandeira, tatú-canastra, veado-campeiro, entre outros.
Preservação- O seu papel
Algumas coisas que você pode fazer para realmente evitar danos ao meio ambiente:
   * Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto
    • Não fique tentado a trocar você mesmo o óleo do motor de seu carro e jogar o óleo velho no ralo. Este óleo vai chegar com certeza a um rio e em segunda instância, ao mar, podendo causar muitos danos. Entre eles a morte de plânctons, mariscos, mamíferos e aves marinhas.
    • Os postos de gasolina encaminham periodicamente os resíduos provenientes das trocas de óleo de volta às refinarias, onde são processados em outros produtos (graxa, por exemplo). Se você trocar seu óleo em casa, guarde o óleo velho e o entregue num posto de gasolina.
    • Estima-se que 90% do óleo que polui os mares tem origem no continente (restos industriais e municipais), contribuindo os navios para os outros 10%, sendo que destes a maior parte vem da lavagem dos tanques e liberação de lastros de óleo e não de acidentes com vazamentos, como se poderia supor. Na realidade os grandes vazamentos de óleo, embora catastróficos, no total respondem por uma quantidade muito pequena da poluição marítima por óleo.
* Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.
    • Certifique-se de que o lixo que você está depositando será devidamente encaminhado. Se não houver um programa de coleta no local onde você estiver (um camping numa região afastada, por exemplo), provavelmente o lixo será enterrado ou incinerado em condições desfavoráveis. Nesse caso, o melhor a ser feito é guardar todo o lixo não biodegradável (plásticos, vidros) e no caminho de volta deixá-lo em uma cidade.
    • O plástico tem uma alta durabilidade e embora não ofereça perigo químico por produtos de sua degradação, constitui um grande problema no sentido de ser confundido com alimento pelos animais marinhos. Com frequência mamíferos e aves marinhos, além de tartarugas, alimentam-se com pedaços de material plástico (sacolas) e não raro morrem em decorrência disso.
    • Outro problema envolvendo material plástico é o causado por redes de pesca velhas que são descartadas no mar, que oferecem perigo para mamíferos marinhos que ficam presos nessas redes até a morte.
    • Uma curiosa exceção: na cidade de Mongaguá (SP) há uns 12 anos mais ou menos, foi realizado um projeto para favorecer a procriação de peixes na região próxima ao píer, frequentado por pescadores. Tal projeto envolvia nada menos do que o lançamento dentro da água de vários fardos de pneus velhos amarrados uns aos outros, formando ninhos para os peixes.
*Outros produtos nocivos à vida marinha:
    • Detergentes com fosfatos
    • Fertilizantes
    • Cloro
* Evite comprar produtos cuja produção esteja ligada à extração não renovada
    • Evite comprar móveis feitos com madeiras de lei (mogno, por exemplo), a não ser que se tenha certeza que a matéria-prima foi proveniente de áreas de extração controlada e renovada.
    • Não compre em hipótese alguma espécimes silvestres, vegetais ou animais, pois não há nenhum tipo de controle sobre esse tipo de extração. Vale lembrar que a posse de espécimes silvestres atualmente é considerada crime inafiançável.
* Não contribua diretamente para o desmatamento
    • Se possuir uma propriedade com mata original, preserve-a ao máximo, especialmente em se tratando de matas ciliares (nas margens de cursos e reservatórios de água).
    • Queimadas, evidentemente, são intensamente destrutivas no sentido de que eliminam a cobertura vegetal original, cujas folhas caducas constituem uma importante fonte de matéria orgânica para o solo. Assim sendo, o que estraga o solo não é a ação direta do calor, e sim a eliminação da fonte de matéria orgânica.
    • Há diversos motivos para não se acender uma fogueira, mas é bom saber que elas não "matam" o solo, uma espécie de crendice entre algumas pessoas. Na realidade em locais onde foram acesas fogueiras anteriormente o que se vê é um solo totalmete recuperado, indistinguível do restante da área. Caso a fogueira seja imprescindível deve-se tomar cuidado para que o fogo não se alastre, mantendo uma fogueira de pequenas dimensões, facilmente controlável. Lembrar-se também de sempre apagar a fogueira completamente após seu uso.
* Economia dos recursos naturais
    • Um dos grandes problemas atuais é a administração das fontes de água e energia (eletricidade, combustíveis), e tudo o que se fizer no sentido de economizá-las é efetivamente uma ação de preservação.

Sugestões de livros

  • As Duas Menininhas de Azul, de Mary Higgins Clark
  • Dublê de Corpo, de Tess Gerritsen
  • Casamento Duplo, de Patricia Scanland
  • O Segredo da Pedra, de Barbara Delinsky
  • Família, de Barbara Delinsky
  • Fascínio de Bronze, de Barbara Delinsky
  • Sorte ou Azar, de Meg Cabot
  • Ídolo Teen, de Meg Cabot
  • O Lobo da Rainha, de Philippa Gregory
  • O Poder da Oração Para Mulheres, de Jackie Johnson
  • Soluções de Deus, de Max Lucado
  • Flordelis, de Flordelis
  • A Suspeita, de Nora Roberts
  • Depois da Escuridão, de Sidney Sheldon
  • Neve no Lago (Diários do Lago Vol 4), de Susan Wiggs
  • Jogo da Vida (Diários do Lago Vol 5), de Susan Wiggs
  • 3.096 Dias, de Natascha Kampusch
  • Limites Cara a Cara, de Henry Cloud
  • A Aventura da Adoção, de Paula Abreu
  • Por Que os Homens se Casam Com as Manipuladoras, de Sherry Argov

quarta-feira, 18 de maio de 2011




Os livros mais vendidos no mundo

*O livro mais vendido e mais lido do mundo é a Bíblia.Estima-se que  até hoje já tenham sido vendidos 11 milhões de exemplares da versão integral, 12 milhões de novos testamentos e 400 milhões de brochuras com fragmentos dos textos originais.
*Depois  dela,  vem  o  Alcorão, livro sagrado do Islamismo, seguido do Livro Vermelho, do líder comunista chinês Mao-Tse-Tung.
*O quarto lugar parece estar com o livro Scouting for Boys (Escotismo  para Rapazes),  escrito  em  1908   por  Robert Stephenson  Smyth  Baden-Powell,  militar  inglês  que deu origem ao Escotismo.


Livro - Gato Escaldado Tem Nove Vidas
*Após passar  dois   anos preso,   o escritor britânico Jeffrey Archer transformou em contos as mais impressionantes histórias que ouviu na cadeia.

Jeffrey Archer, autor de dezenas de best sellers internacionais e classificado pela revista Time como "o mestre do entretenimento", passou dois anos em presídios de Sua Majestade, sob acusações de perjúrio e obstrução da justiça durante uma investigação do governo britânico. A temporada ? certamente dura para Jeffrey, que agora pode se considerar um "gato escaldado" - revela-se muito proveitosa ao leitor: Gato escaldado tem nove vidas, seu sexto livro de contos, traz diversas narrativas baseadas em histórias que viveu ou ouviu na cadeia, transformadas em material literário por um dos maiores contadores de histórias da atualidade.

São 12 contos, nove deles calcados nessas experiências. Entre eles, "O homem que roubou a própria agência dos correios", com título auto-explicativo, e "Não beba água", sobre um homem que tentou envenenar a esposa, trazem finais surpreendentes; "Mestre" mostra como um restaurateur explicou ao Fisco como consegue manter um iate, uma Ferrari e uma casa em Florença com uma renda declarada de 100 mil libras por ano; "O rei vermelho" é sobre um charlatão que entra na vida de um lorde inglês em busca de uma peça que fará seu tabuleiro de xadrez valer uma fortuna; e "Aos olhos de quem vê", o preferido de Archer, no qual um bonito e famoso jogador de futebol do Roma se apaixona por uma mulher espantosamente rica.
*Jeffrey Archer é um narrador de estilo e ritmo, e Gato Escaldado Tem Nove Vidas apresenta uma dúzia de provas de seu talento. Como publicou o jornal Daily Tepegrah, ele "possui uma capacidade de tecer histórias que só pode ser descrita como genial".

Dicas de leitura

Livro  “Desculpa, Quero Me Casar Contigo”
O que você faria se, um belo dia, ao acordar, descobrisse que a humanidade está caindo aos pedaços?

Nesta  obra,   em   uma  pequena  cidade   espanhola, um  jovem  advogado    leva uma vida tranquila e rotineira.   Um dia, porém, começa a ouvir notícias sobre um incidente médico  ocorrido   em   um   país   remoto   do  Cáucaso.      Apesar  de  aparentemente corriqueiras,  as  notícias   chamam tanto   sua  atenção  qu e ele  resolve  registrar suas  impressões em um blog.      Aos poucos, o que eram apenas  acontecimentos incomuns ocorridos em um país distante começam a se espalhar por toda a Europa.

Em menos   tempo do que  poderia supor,  o terror se instala.  Ruas, bairros e  cidades inteiras são tomados por criaturas com um comportamento assustador.  Sem nunca ter visto nada parecido e completamente vidrado pela notícia, ele mal se  dá conta de que, enquanto acompanha o desenrolar dos fatos de sua casa, a cidade onde  mora também está sendo invadida por aquelas bizarras criaturas.

Isolado, apenas  com seu gato Lúculo e um vizinho,   lhe  resta criar  uma estratégia  
de fuga até conseguir encontrar outros sobreviventes. Entretanto, ao conseguir refúgio, ele logo descobrirá que a guerra está apenas começando.